Tecnologia para superar os desafios das Operadoras de Saúde

Saiba como superar os desafios das operadoras de saúde com o uso de tecnologia específica para este setor.

Quando o assunto é gestão de Operadoras de Planos de Saúde, um dos primeiros desafios que vem à mente é: “Sinistralidade” não é mesmo?

Mas afinal, por que o acompanhamento de sinistralidade é tão importante?

A sinistralidade é um indicador crucial pois reflete a relação entre as despesas assistenciais e as receitas da operadora e pode ser utilizado para a tomada de decisões e negociação.

Outros destaques muito citados atualmente são: o envelhecimento da população, a escalada dos custos médicos, a alta frequência de utilização de serviços, a complexidade das regulamentações, e visão de novos cenários de precificação e formas para sustentabilidade financeira de Operadoras com base no valor entregue ao paciente VBHC (Value Based Healthcare).

Este cenário exige não apenas respostas eficazes para a redução de custos evitando desperdícios, mas também a entrega de serviços de saúde de alta qualidade.

Citamos aqui apenas alguns dos fatores que, no entanto, necessitam de uma abordagem estratégica e inovadora por parte dos gestores dessas organizações.

Neste conteúdo, iremos destacar como a tecnologia é uma aliada imprescindível para atender as necessidades constantes de aperfeiçoamento e adaptação no enfrentamento das complexidades do setor de saúde.

SOBRE A TECNOLOGIA


É bem normal uma Operadora de saúde procurar uma solução de B.I e Analytics pela dificuldade de extração de dados do ERP e/ou pela carência de indicadores, e por isso é tão importante investir na incorporação de tecnologia.

Integrar os dados de diversos sistemas utilizados pela instituição e trabalhar com informações estruturadas, já permite obter uma visão global e detalhada para realização de inúmeros ajustes.

Muitos gestores desta área ainda acessam os relatórios em seus ERP’s na busca de informações para sua gestão diária. Muito tempo é dispensado para cruzar dados de forma manual e ainda existe a dificuldade de encontrar os detalhes para investigar alguma inconsistência.

Para atender estas e outras dores, saiba que é possível contar com uma solução que atua neste mercado como referência em desenvolver indicadores específicos para a gestão em saúde.

A Weknow possui vasta experiência neste setor com mais de 250 instituições de saúde atendidas de norte a sul do Brasil.

Temos diversos indicadores prontos para Operadoras de Planos de Saúde que já trazem resultados nas instituições em que foram aplicadas.

Integramos os seus sistemas, e implantamos indicadores padrão que sua operadora precisa para enxergar os números principais e dar os primeiros passos e ajustes na correção de processos que já geram resultados e se fortalecem no decorrer da jornada com dados.

Logo após a análise de dados, o acompanhamento em tempo real e os alertas automatizados, elevam as possibilidades de estratégias para se destacar entre os líderes deste segmento.

SOBRE OS INDICADORES BASE PARA OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE EM RELAÇÃO À:

SINISTRALIDADE

Os indicadores para análise e acompanhamento da Sinistralidade, além de mostrar não só o percentual de sinistralidade do mês, permitem detalhar que fatores geraram a piora do índice de sinistro e facilmente explorar e acessar os dados até chegar nas contas e receitas do beneficiário. Nas instituições em que já foram aplicados, este tema é dominado em seus menores detalhes por regiões, planos, contratos, beneficiários e demais peculiaridades que possam ser desmembradas.

Imagem 1 – Dashboard de Sinistralidade (Competência Fechada)
Clique na imagem para visualizar em maior resolução
BENEFICIÁRIOS

Com a visualização da distribuição de beneficiários e seus perfis em mapas de Geolocalização, é possível identificar os locais com grande potencial de oferta de benefícios a serem explorados.

Outro exemplo, é conhecer dentro da operadora o perfil de beneficiários com maior rentabilidade, para promover campanhas de vendas para esse público.

Conheça também o perfil individual e de forma coletiva por especialidade de seus prestadores de serviço, por município e região. Isso dará dados e auxiliará em reajustes com o prestador.

Monitorar a linha histórica de evolução e quantidade em adesões, rescisões e número total de beneficiários ativos também é um item importante para manter um número total de beneficiários acima da meta/objetivo. Ao detectar um número de rescisões alto, é necessário definir ações para fomentar a adesão de novas vidas e corrigir falhas que possam ter causado as perdas.

REAJUSTES/NORMATIVAS

Visualização de dados organizados e atualizados, referente às diversas possibilidades de abrangência de temas dentre as Normativas ANS e critérios de Reajustes como a de Faixa Etária por exemplo.

Além de acompanhar o atendimento às normas e regulamentos estabelecidos, incluindo prazos e procedimentos obrigatórios, saiba se no mês referência houve o reajuste e cobrança ou não.

MENSALIDADES

Os indicadores orientados à gestão de mensalidades permitem a correção de situações que, por algum motivo, não estão gerando a devida cobrança. Para estes casos destacamos a aplicação de um dashboard para monitorar mensalidades não geradas e outro para verificar se alguma mensalidade foi “Gerada”, porém não foi “Finalizada”.

Esse monitoramento preventivo automatizado diminui consideravelmente as perdas geradas por falta de uma rápida detecção e resolução destes casos que não podem depender de processos suscetíveis a erros manuais.

ALERTAS

Conheça ainda o que a nossa solução oferece em relação à Inteligência Proativa e crie regras para automatizar o envio de alertas ou avisos aos seus demais gestores, colaboradores e até beneficiários. Informações como o alcance de metas, irregularidades detectadas, acompanhamento dos números ou ainda mensagens de agendamentos e promoção da saúde aos beneficiários podem ser enviadas automaticamente pelo software por e-mail, SMS, Telegram e Whatsapp.

Imagem 2 – Dashboard Ranking e Alertas Sinistralidade Operadoras
Clique na imagem para visualizar em maior resolução

Para superar os desafios e garantir a sustentabilidade deste setor, além de estimular a promoção e a prevenção da saúde, o investimento na incorporação da tecnologia irá garantir o aumento da eficiência com a entrega de resultados otimizando os recursos.

Weknow é um software voltado justamente para essa finalidade, para que o gestor de uma operadora possa tomar decisões com mais embasamento, sem correr o risco de desperdícios nesse processo.

Com o melhor em gerenciamento de custos e combate a ineficiências, clientes Weknow aplicam ações como, por exemplo, a revisão e verificação de demais detalhes de contratos aos quais podem impactar seus índices de sinistralidade, eficiência e qualidade.

Além disso, torna prático os monitoramentos de ações que visam sustentabilidade financeira à operadora, prevenindo a solicitação de exames e procedimentos que não sejam realmente necessários.

De forma mais abrangente, é importante destacar que o apoio tecnológico é essencial para que as Operadoras de Saúde possam avançar de maneira sólida no tema VBHC (Value Based Healthcare), garantindo a entrega de serviços de saúde com base no valor para o paciente, de forma financeiramente sustentável.

Com as mesmas técnicas empregadas a estes temas tão importantes, com Weknow é possível apoiar de forma inteligente, conectada e acessível, todas as demais demandas que compõe a estratégia de sua Operadora rumo a excelência nos resultados.

Josiani Sofiatti Especialista Produto Weknow e Soluções

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