Saúde e tecnologia andam lado a lado, e essa premissa é o que fez o CIONC – Centro Integrado de Oncologia de Curitiba (PR), contar com as soluções da Weknow Healthtech, que fornece soluções de inteligência de dados focados especialmente na saúde.
Desde sua fundação em 2005, a clínica é voltada para o tratamento de câncer. Antes todos os dados de quem buscava tratamento, como por exemplo evolução e remédios prescritos, eram feitos de forma manual. Com a digitalização destas informações, o dia a dia do CIONC tornou-se mais efetivo, além de trazer mais parâmetros para os médicos auxiliarem seus pacientes.
“Sabemos que o tratamento de um câncer é uma etapa difícil, tanto para o médico quanto para o paciente. Por isso nos sentimos orgulhosos de ajudar o CIONC a tornar tudo mais efetivo, trazendo rapidez e também reduzindo custos que a clínica venha a ter”, comenta Jackson Batista, Diretor de operações da Weknow Healthtech.
A clínica trata diversos tipos de câncer, mas no último ano os mais buscados foram: Próstata, com 20,55%; Mama, com 8,26%; e Pulmão, com 6,92%. Dentre estes, dois contam com campanhas de conscientização, sendo o Outubro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (câncer de próstata). “São dois diagnósticos que assolam grande parte da população brasileira. Trabalhamos aqui na clínica campanhas de conscientização. Realizamos exames para detecção, além de tratamentos como quimioterapia e radioterapia, em parceria com outras clínicas. Ações que realizamos em eficiência com o auxílio das soluções da Weknow Healthtech”, ressalta Jader Farinon, Gerente de TI do CIONC.
A reputação que o CIONC construiu durante todos estes anos é um dos motivos que faz essa procura ser alta para o tratamento, e também a ter a certificação ONA 1, realizada pela Organização Nacional de Acreditação.
“Nossa clínica foi auditada e creditada pelo ONA, uma certificação reconhecida e desejada pelas instituições de Saúde, e com a Weknow, o CIONC conseguiu comprovar os requisitos necessários na visita realizada pelos acreditadores, pois deixa claro por seus indicadores processos em constante monitoramento e inteligentes”, diz o Gerente de TI do CIONC.
Dentre os benefícios que a Weknow Healthtech trouxe para a clínica estão: controle de medicação, evitando desperdícios e passando maior segurança de rastreabilidade de itens utilizados; monitoramento de validade, fazendo com que a clínica não comprem fármacos excedentes; análise de faturamento de contas otimizado.
“A equipe CIONC possui rotinas administrativas e de assistência médica aos tratamentos utilizando sistemas específicos para cadastros necessários nestas pontas, e inclusive desenvolveu plataforma própria denominada e-Cionc para complemento de suas soluções. Todas estas origens de dados são mapeadas com a ferramenta Weknow, que facilita então este entendimento de dados, transformando em indicadores de gestão e alertas inteligentes, que evitam problemas de processo. O resultado desta fusão de tecnologias impacta diretamente na qualidade do atendimento aos pacientes, e na melhor utilização de recursos em todas as pontas dos processos”, finaliza Jader Farinon.
Matéria do Portal Hospital Brasil – https://portalhospitaisbrasil.com.br/tecnologia-e-saude-aliados-para-um-melhor-atendimento-ao-paciente-com-cancer/