Como a Inteligência via monitoramento ativo ajuda o setor de saúde

Segundo dados apresentados pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), houve um aumento de 20,3% no investimento de plataformas e aplicações de BI e Analytics, em seu último estudo realizado em 2020. O mercado passou a utilizar esse método para trazer análises mais precisas de seus dados, permitindo que as instituições tomem decisões com mais assertividade.

Com isso surgiu um novo conceito, o de Inteligência Ativa, em especial o monitoramento de áreas de negócio. Popularizou-se recentemente, porém soluções associadas a esse sentido na área de tecnologia para mercado da saúde são disponibilizadas já há alguns anos por empresas precursoras e especializadas no segmento de inteligência de dados, onde apresentam informações com mais agilidade e em tempo real para a instituição. O conceito pode ser explorado em diversos setores, como atendimento assistencial, otimização no call center, processo de faturamento, suprimentos, RH, entre outros.

O monitoramento ativo e inteligente de atividades de negócios em ambientes de saúde traz diversos benefícios, uma vez que essa aplicação realiza ações imediatas e de forma autônoma, possibilitando tomadas de decisões automáticas ou impulsionadas, em situações específicas. Aplicada de maneira correta, pode trazer melhorias nos índices da instituição, como no caso:  redução de custos.

A Weknow Healthtech auxilia instituições de saúde a implementarem essas soluções em seus ambientes. No Hospital Santa Catarina de Blumenau por exemplo, ajudamos a aumentar a análise de prontuários fechados, que antes tinham uma taxa de apenas 5%, passando a ter 100% de análises realizadas.

“Após implementarmos essa inteligência na unidade, conseguimos fazer com que a instituição analisasse 100% dos seus prontuários fechados, com a possibilidade de fazer retroativos. Isso economizou o tempo, encurtou as distâncias entre as áreas e trouxe perspectivas novas para tomada de decisão”, diz Lídia Manske – Enfermeira Assistente da Qualidade no Hospital Santa Catarina de Blumenau

Já com o setor financeiro, auxiliamos na implementação no Instituto de Neurologia de Curitiba, onde atualmente o hospital conta com três indicadores básicos de faturamento, sendo eles: meta de faturamento (em valor); lead time (tempo); e a quantidade de cotas faturadas. Antes, o hospital levava cerca de 23 dias em média para poder enviar o faturamento. Após a implementação da solução, o Instituto de Neurologia agora, leva apenas 9 dias para realizar a ação.
“A rapidez com que a instituição consegue processar seus faturamentos é muito benéfica, uma vez que ela pode melhorar seu fluxo de caixa e aumentar sua receita. Em tempos em que o mercado de saúde passa por incertezas e alterações no cenário nacional, faz toda a diferença contar com essa solução”, explica Patrick Ramina – Diretor Financeiro do Instituto de Neurologia de Curitiba.

Sendo bem aproveitada, a tecnologia só tem a acrescentar para o setor de saúde. É necessário identificar onde a instituição está com a necessidade de contar com essa inteligência, assim ela colhe grandes resultados.

Sobre a Weknow Healthtech

A Weknow Healthtech é a primeira empresa do Brasil a criar soluções de inteligência de dados para o mercado de saúde – hospitais, clínicas, operadoras e laboratórios. Desde sua fundação, a empresa foca em entregar soluções que facilitem o trabalho de diretores, coordenadores administrativos, gestão assistencial e médica.
Conheça mais em: https://weknowhealthtech.com.br/

Inscreva-se no nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email