Ser acreditado por um órgão certificador de credibilidade internacional, e ter Indicadores e Inteligência Proativa na comprovação de resultados e evidências, traz reconhecimento às melhores instituições, e acelera a percepção de confiabilidade e profissionalismo perante todos os envolvidos neste mercado, e principalmente: seu público.
O Paciente – parte mais importante de todo o sistema de Saúde – ainda que leigo quanto a normativas e requisitos, é sensível aos resultados destas mudanças. Quando satisfeito, retorna à instituição e recomenda positivamente, trazendo o ROI em novas receitas que fazem valer os investimentos realizados, e tornando este um negócio efetivamente sustentável.
Nos tópicos a seguir, abordarei alguns pontos unânimes observados em contatos com diversos colegas do mercado da Saúde entre Clientes Diretores, Gestores, Usuários chave / StakeHolders, Avaliadores e Pacientes, em especial na visão de Certificação ONA e aspectos que enriquecem a experiência com dados nessa jornada:
- ONA e a realidade do mercado Brasileiro:
Apesar da ONA ser uma organização de Acreditação Nacional, sua validação a nível internacional sendo membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), alinha ao nível de outras organizações mundiais.
Os critérios observados em suas avaliações, movimentam o mercado da Saúde elevando profissionalismo não apenas das instituições avaliadas, mas por consequência, seus profissionais internos e fornecedores relacionados.
De ponta a ponta, na busca de segurança, processos fluidos e interações em busca de melhorias contínuas, torna-se evidente que o caminho à Excelência não é algo fácil de conquistar ou manter, porém é um caminho obrigatório a quem deseja reconhecimento de sua marca, e posição sólida no mercado.
- Níveis de acreditação ONA e jornada com indicadores e inteligência proativa:
Desde avaliações de nível 1 de Acreditação (Segurança), passando pelo Nível 2 (destaque como fluidez dos Processos) e na caminhada rumo ao Nível 3 (Excelência), as instituições certificadas ONA passam por avaliação de requisitos não apenas de situações práticas e de cumprimento de legislação e normativas relacionadas, mas também em formas que comprovem e tenham evidências que seus processos são seguros, com melhoria contínua, cultura de segurança e gestão sustentável.
Estas evidências devem ser vistas, comprovadas e estudadas em todo ciclo de serviços no decorrer da jornada de atendimento ao paciente. Se considerarmos o cenário de aproximadamente 7000 hospitais existentes no Brasil, os que alcançam algum nível de acreditação, naturalmente se destacam.
Aprofundando este contexto: quando vemos uma instituição em nível de Excelência, por conta de seu altíssimo nível de qualidade a enxergamos como parte da “ponta desta pirâmide” entre hospitais mais criteriosos do Brasil. Neste cenário de seletos e exigentes, recentemente constatou-se que Weknow Healthtech vem alcançando um marco de: 1 a cada 5 Hospitais ONA Nível 3 -Excelência, já utiliza o Weknow como ferramenta de B.I. e Analytics no apoio à sua jornada com dados.
Assim como as instituições Excelência ONA nível 3, os já reconhecidos como níveis 1 e 2 também encontram na ferramenta o apoio a dados e indicadores de seus processos de forma inteligente, conectada e acessível.
- Inteligência na comprovação de resultados em evidências
Em toda jornada dos processos avaliados em requisitos ONA, percebe-se dados registrados a todo momento em diversos sistemas, gerando altíssima complexidade.
O encadeamento de melhores práticas e monitoramento inteligente de todos estes dados – inclusive de sistemas que até então não conseguiriam integrar entre si – geram sinergia entre setores, virando cultura organizacional e de segurança, a partir de motivação e evidências baseadas em dados reais.
Tanto quanto os desafios, descobre-se acima de tudo um gigante potencial de descoberta de verdadeiros tesouros de indicadores em meio a: oportunidades de melhor tomada de decisão, novas receitas, redução de custos, monitoramento de processos e indicadores necessários para execução de planejamento estratégico, pontuações a serem consideradas em treinamentos e melhoria contínua, entre tantos outros benefícios.
Para assegurar essa transparência e rápida percepção dos cuidados e inteligência aplicada, podemos destacar fortes pontos de apoio tecnológico:
- Criação de Dashboards e indicadores personalizáveis;
- Consultas unificando dados de sistemas distintos;
- Segurança na Exploração de dados;
- Gestão a vista
- Portais de transparência
- Command Centers
- Alertas via inteligência pró-ativa, via Whatsapp, Telegram, E-mail e SMS
- Apoio e mapeamento de dados por especialistas também conhecedores de regras de negócio do mercado da Saúde
Para efetividade da avaliação ONA e enriquecimento do seu propósito, é nítido o quanto indicadores que espelham dados obtidos diretamente dos processos, na prática, demonstram a transparência e fluidez de setores interconectados.
Em um exercício diferente, podemos nos posicionar pensando como um Avaliador quando NÃO vê este cenário de integração e fluidez em uma visita:
“Ao sair desta avaliação de requisitos, o que nos assegura que de fato que estas evidências poderão ser monitoradas e levar a melhoria contínua? …”
Ainda neste exercício rápido, é certo que profissionais de alto nível de experiência não preconizam como boa prática o retrabalho e manipulação de planilhas dispersas, com dados isolados de suas origens e processos.
A escolha de ferramentas e equipes especialistas em exploração de dados no mercado da Saúde, gera um verdadeiro porto seguro no apoio de quem busca qualquer nível de acreditação.
Vamos trocar mais ideias sobre o apoio nestas evidências com indicadores e inteligência proativa?
Entre em contato, e peça uma demonstração com nossos especialistas!
Um grande abraço!
Josiani Sofiatti
Especialista de Produto e Soluções Weknow