Tecnologia e Transparência na Saúde: Command Center versus Gestão à Vista

O Command Center e a Gestão à Vista são duas abordagens inovadoras na área da saúde, cada uma com suas características próprias.

O objetivo deste conteúdo, é explorar o significado e as principais diferenças/benefícios entre elas. Desta forma você poderá entender melhor a definição e os seus propósitos, qual implementar em sua instituição, bem como a aplicabilidade, o tempo de resposta e para qual público alvo é direcionado a cada uma.


DEFINIÇÕES E PROPÓSITO:

COMMAND CENTER: denominados também como Centro de Comando, é um espaço centralizado que monitora e integra informações provenientes de diversos sistemas de gestão, geradas por diferentes áreas e assuntos estratégicos da instituição.

Este recurso, tem o propósito de acompanhar alguma situação, algum processo importante na instituição, e ajudar na tomada de decisão, quando algo inesperado ocorrer.

Visando maior potencial de resultados, geralmente é focado na monitorização e na gestão em tempo real das operações de saúde, além disso, diretorias possuem um olhar mais cuidadoso de todos os seus processos de times em pontas, de forma muito mais eficaz.

GESTÃO À VISTA: esta é uma abordagem que assim como Command Center, também traz monitoramento de assuntos estratégicos. No entanto, sua personalidade está em distribuir-se, e com isso, estar mais próximo aos times de toda a instituição.

Seu formato descentralizado, leva informações críticas e estratégicas dos setores, tornando estes dados ainda mais diretos ao olhar dos envolvidos em seus locais de trabalho ou pontos de passagem em sua rotina.

Com este formato distribuído, a informação estratégica pode ser trabalhada de forma produtiva e mobilizadora a vários níveis de funções e setores.

A Gestão à Vista em especial quando aplicada em instituição de saúde, é uma prática que valoriza a transparência, comunicação e engajamento da equipe, englobando a visualização de informações-chave em um formato acessível a todos os membros. Isto passa a refletir imediatamente em maior velocidade e qualidade nos processos que, direta ou indiretamente, impactam no tratamento de pacientes.


QUAL TECNOLOGIA ESCOLHER:

A escolha das tecnologias específicas depende das necessidades da instituição de saúde e da sua estratégia para gerar resultados.

COMMAND CENTER: Diretamente relacionados com tecnologia avançada, como análise de dados em tempo real e sistemas de monitoramento e dashboards sofisticados, estes são grandes aliados à melhor performance na busca de informações online com velocidade.

Confira alguns exemplos de necessidades que são beneficiadas com implantação de Command Centers:

1. Monitoramento de registros de pacientes, integrando suas situações clínicas, estadia ou serviços prestados, às informações administrativas que dão sustentabilidade ao seu atendimento;

2. Integração com ferramentas de administração de comunicação em tempo real como telefonia, sistemas de mensagem instantânea e rastreamento de pontos importantes nos processos de atendimentos pelas equipes;

3. Monitores de pacientes em tempo real que podem transmitir dados específicos, como o rastreio de leitos e ocupação Hospitalar online, pendências resultados ou laudos de exames e imagens médicas, acompanhamento DRG (pacientes e grupos de diagnósticos);

4. Sistemas de Notificação e Alerta, para acionamento rápido de equipes sobre eventos críticos, como emergências em eventos adversos aos pacientes ou processos que coloquem em risco a sustentabilidade dos atendimentos;

5. Sistemas de Gestão de Farmácia e Suprimentos, para gerenciamento de lotes de medicamentos e suprimentos médicos.

GESTÃO À VISTA: suas aplicações podem ser iniciadas com ferramentas simples nos setores que se destinam, como: quadros, gráficos e indicadores impressos. No entanto, obter o melhor da dinâmica de dados de forma online nestes pontos distribuídos, farão melhor aproveitamento com base em dados já alimentados por toda instituição.

Confira alguns exemplos de demandas monitoradas em Gestão à Vista:

1. Quadros físicos ou digitais que exibem métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) em tempo real. Isso pode incluir informações sobre pontos críticos avaliados em avaliações de acreditação, número de pacientes atendidos, leitos disponíveis, tempos de espera, suprimentos em nível crítico, contas endentes aguardando análise de faturamento, entre outros.

2. Painéis digitais que exibem informações em tempo real em locais estratégicos, como áreas de espera e corredores, para manter pacientes, visitantes e funcionários informados sobre o status da instituição.

3. Plataformas online que fornecem informações em tempo real, acessíveis a partir de dispositivos móveis, tablets e computadores, permitindo que a equipe acompanhe análises críticas de qualquer lugar.

4. Sistemas de notificação em tempo real, para alertar a equipe sobre situações críticas ou eventos de emergência.

5. Sistemas de agendamento e gerenciamento de filas: para otimizar o agendamento de consultas e procedimentos, reduzir o tempo de espera e melhorar o fluxo de pacientes.

APLICABILIDADE:

COMMAND CENTER: geralmente aplicado para otimizar a gestão de recursos, monitorar fluxos de pacientes e melhorar a tomada de decisões em tempo real, além do gerenciamento de situações emergenciais e otimização do fluxo de trabalho.

GESTÃO À VISTA: para visualizar e compartilhar informações importantes diretamente nos setores sobre seus indicadores de qualidade, desempenho operacional e metas, facilitando a comunicação e o acompanhamento dos resultados, envolvendo toda a equipe em melhorias contínuas.

TEMPO DE RESPOSTA:

COMMAND CENTER: resposta imediata com foco na tomada de decisões em tempo real, lidando com eventos em curso.

GESTÃO À VISTA: para melhoria contínua ao longo do tempo, identificando tendências e áreas de atuação, muitas vezes não envolve decisões imediatas. No entanto, o acompanhamento contínuo envolvendo todos os níveis hierárquicos dos setores, tem impacto extremamente positivo na implantação de uma cultura de indicadores, que afeta toda a instituição.

PÚBLICO ALVO:

COMMAND CENTER: direcionado principalmente para núcleos de gestores, administradores e equipes de tomada de decisão que lidam com situações críticas e urgentes.

GESTÃO À VISTA: direcionado aos setores e com informações relevantes quanto a qualidade e produtividade que levam à constante melhoria dos processos e desempenho de todos os seus envolvidos.

Nota-se o quanto a aplicação de Command Center e Gestão à Vista em instituições de saúde, se complementam. Enquanto o Command Center potencializa o olhar da diretoria instantaneamente às pontas e processos críticos, paralelamente, setores com implantação de Gestão à Vista, eliminam a tempo, situações que poderiam evoluir e se tornar grandes problemas.

Nós da Weknow temos orgulho e resultados comprovados em nossos clientes, aos quais estes dois ângulos de monitoramento de indicadores trazem benefícios que resultam diariamente em: maior eficiência operacional através de tomada de decisões em tempo real, otimização de recursos, monitoramento de indicadores-chave, comunicação facilitada e melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.

Conheça nossos Cases de Sucesso e Entre em contato para conhecer mais indicadores específicos para aplicação e gerenciamento das outras áreas de sua instituição de saúde.

Inscreva-se no nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email